Para quem não sabe, cloud computing ou computação na nuvem é quando seu computador só serve como um “terminal”, isso é, um computador com poucos recursos que possui conexão com a internet, pois tudo que você irá usar (programas, arquivos e outros) estarão na “nuvem”, isso é, na internet. As vantagens são várias, como computadores mais baratos, programas sempre atualizados, dados disponíveis em qualquer lugar onde existe conexão com a internet, jogos que rodariam praticamente em qualquer hardware, sem contar que os upgrades seriam bem práticos, bastando você contratar um servidor com mais recursos.
Ainda no Brasil temos o problema da velocidade da conexão e seu preço, afinal aqui uma internet de 10Mbits é um “luxo” e em outros países a mesma velocidade é algo comum, sendo assim programas mais pesados iriam demorar mais tempo para abrir em conexões mais lentas (como as nossas)… Por fim temos algo bem delicado: como seus dados estão nas mãos de empresas, poderiam existir problemas de vazamento de dados, falta de privacidade, falha nos serviços, perda de dados e por ai vai.
Alguns dos problemas já estão sendo resolvidos aos poucos. Exemplo: com o Google Gears você pode ter alguns aplicativos disponíveis mesmo quando off-line. Isso quer dizer que você poderia usar o Gmail ou o Google Reader mesmo quando estiver sem internet e quando se conectar o computador sincronizaria tudo o que foi digitado, excluído, arquivo e etc. Parece que agora o Google parou o desenvolvimento do Google Gears para desenvolver algo parecido que já existe no HTML 5.0. Já o preço e a estabilidade das conexões está melhorando em algumas empresas de telefonia, mas comparado a outros países aqui o serviço ainda é precário pelo preço que pagamos.
Após toda essa explicação você provavelmente deve estar pensando que o cloud computing é uma realidade distante, que só vai ter real aplicação daqui alguns anos, mas na verdade ela está cada vez mais próxima de nós. É só observar:
- O Chrome OS, sistema operacinal do Google, é totalmente voltado ao Cloud Computing;
- Netbooks foram feitos para terem poucos dados nos seus HDs/SSDs e bastante dados na nuvem (isso justifica os HDs/SSDs de baixa capacidade);
- Já existem sistemas de jogos que funcionam via streaming, como exemplo o OnLive (é como se os jogos fossem vídeos), o que já não requer um equipamento muito caro;
- Aplicativos web cada vez mais desenvolvidos;
- GMail, Google Reader, Grooveshark, Google Docs, Picnik, Dropbox e outros, são exemplos de programas e serviços que estão na nuvem e que já são muito usados;
- Investimentos de várias empresas nessa área;
- Empresas oferecendo soluções em cloud computing (Google, Locaweb, Microsoft, Amazon…);
- E muitos outros.
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